Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





A hidroponia

por Agricultando, em 22.03.09

Este texto foi publicado no dia 22 de Março de 2009, na revista "Mais" do Diário de Notícias. A hidroponia é o cultivo agrícola sem solo, em que as plantas recebem uma solução nutritiva equilibrada constituída por água e pelos nutrientes fundamentais ao seu desenvolvimento. As raízes podem estar em meio líquido designado por NFT (sigla em inglês para Nutrient Film Technique) ou em meio inerte, como por exemplo a fibra de côco ou a areia lavada. A diferença entre as duas variantes, é que a primeira, baseia-se numa corrente lenta de uma solução fertilizante, da espessura de uma película, que circula na água, onde estão as hortícolas. A segunda associa um material inerte à solução nutritiva, apresentando um aspecto húmido em vez de molhado em permanência. As plantas encontram-se em tubos perfurados ou recipientes, sendo "alimentadas" a partir de um reservatório. Crê-se que os Jardins Suspensos da Babilónia, uma das sete maravilhas do mundo antigo construídos em 600 a.C., foram a primeira tentativa de sucesso em hidroponia. Depois ao longo da História e em todo o mundo, foram achados vestígios arqueológicos dos primórdios deste conceito de cultivo de plantas sem solo, assim como testemunhos documentados de investigadores. Nas décadas de 20 e 30 do século passado, o Doutor William Frederick Gericke da Universidade da Califórnia, Campus de Berkeley, concentrou o seu trabalho científico no cultivo agrícola sem solo em escala comercial, consagrando-o como ciência. Graças a ele, utilizou-se pela primeira vez em 1937, a palavra hidroponia, que deriva do grego, "hydro" (água) e "ponos" (trabalho). No final dos anos 70 do século XX, esta forma de cultivo expandiu-se globalmente devido ao surgimento de novos plásticos usados na sua tecnologia. Hoje, a hidroponia por ser muito produtiva e de elevada qualidade, é uma mais-valia para as zonas áridas do México, Médio Oriente e Índia, onde é preciso alimentar populações com grande crescimento demográfico. Noutros países, o produto hidropónico é considerado "gourmet", sendo até testado em programas espaciais. A HortiCalheta de Carlos Gonçalves criada em 2002, dedica-se em exclusivo à hidroponia, que ainda é pouco conhecida em Portugal. Tem uma superfície agrícola de 6000 m2, em três estufas automatizadas, localizadas no sítio da Ribeira Funda, freguesia do Estreito da Calheta, concelho da Calheta, contíguas ao Parque Empresarial. As hortícolas produzidas são a alface, o nabo, a rúcula e as ervas aromáticas como a salsa, os coentros e o manjericão, sujeitas a um rigoroso controlo de qualidade por parte do comprador. Como curiosidade, refira-se que este agricultor – outrora encarregado geral de uma conhecida empresa de construção civil da zona Oeste – produz 1000 a 1500 quilos de alface e 300 quilos de nabo por dia!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:03


53 comentários

Sem imagem de perfil

De Jorge Rabiçais a 29.03.2009 às 15:55

Amigo Leça,
de facto a Hidroponia é uma mais valia e já temos áreas consideráveis em Portugal , principalmente na Floricultura! O nosso amigo Jorge Pereira, trabalha com culturas hidropónicas no Algarve.
Parabéns pelo artigo e pelo valioso contributo para a divulgação do que se vai fazendo na agricultura Portuguesa!
abraço
Imagem de perfil

De Agricultando a 29.03.2009 às 17:17

Jorge,
Obrigado pelo teu comentário e por ficar a saber que o Jorge Pereira trabalha em hidroponia.
Aquele abraço!
Imagem de perfil

De produtoshidroponicos a 12.04.2012 às 16:31

http://tugasgrow.no.comunidades.net/

Boas Tardes Srs.
Gostei muito deste blog.!!!
Venho apresentar-me e propor que estou aqui para ajudar quem preciso sem excepção, para bem da natureza!
Ajudo, oriento e vendo qualquer acessório e utensílios para o cultivo moderno e profissional.

http://tugasgrow.no.comunidades.net/

Sem imagem de perfil

De Fernanda Freitas a 17.10.2012 às 18:35

Boa Tarde

Agradecia de obter informações relativamente à hidroponia, mesmo na montagem de um projecto e onde posso receber informações e produtos para inio de actividade.Deixo aqui o meu email:
fernandapazf@gmail.com

Cumprimentos

Fernanda
Imagem de perfil

De Agricultando a 25.10.2012 às 12:27

Cara Fernanda Freitas,
Agradeço o seu email e o seu interesse na hidroponia. Este blogue, Agricultando, é um espaço que divulga produtos agrícolas emblemáticos e respectiva agro-indústria do Arquipélago da Madeira. Nesses textos, também publicados na revista Mais do Diário de Notícias da Madeira, tive oportunidade de escrever sobre a hidroponia. Esse texto surgiu com o intuito de divulgar uma área da agricultura, desconhecida dos agricultores e técnicos, bem como dos consumidores.
Respondendo à sua questão, sugiro que veja os comentários anteriores relacionados com o artigo sobre hidroponia e lá, poderá encontrar contactos de empresas que lhe podem ajudar.
Bom, espero tê-la ajudado.
Sem imagem de perfil

De vitor santos a 01.11.2009 às 13:42

todos os trabalhos em hidroponia são benvindos pois eu também trabalho em hidroponia e conheço o sr.Gonçalves que já é mestre.
podem ver fotos em www.hidrovista.pt
um abraço aa todos
Imagem de perfil

De Agricultando a 03.11.2009 às 23:31

Caro Vítor,

Obrigado pela sua visita a este blogue. Sem dúvida que o Carlos Gonçalves sabe e gosta de hidroponia. É um dos bons exemplos que temos aqui na Madeira.
Abraço
Sem imagem de perfil

De jorge martinho a 05.01.2010 às 09:05

gostaria de saber como posso fazer para fazer uma mini cultura no meu quintal? é só para consumo familiar, e didático para a minha filha de 8 anos
já tenho uma mini horta aonde cultivo,alfaçes,couves,morangos,tomates,pimentos e claro a salsa,coentros,malaguetas...etc
mas tudo em escala muito peq.6a 10uni.de cada
mas gostaria de fazer a cultura por HIDROPONIA,
MAS COMO?aonde comprar o necessario?
Imagem de perfil

De Agricultando a 06.01.2010 às 23:11

Caro Jorge Martinho,

Obrigado pela sua visita a este blogue. Relativamente à sua questão, gostaria de saber, se reside na Madeira ou noutra localidade do país? Entretanto, recomendo que clique nos links permanentes do "Agricultando" (barra lateral), aquele que diz "Hidroponia Urbana". Pode ser que obtenha uma resposta.
Um abraço!
Sem imagem de perfil

De jorge veloso a 17.10.2010 às 18:16

Boa tarde, parabens a todos pelo blog. sou de braga e sou um apaixonado pela agricultura, embora pouco perceba do assunto, mas gostava de me iniciar na hidroponia, estou a penssar alugar um terreno e montar uma estufa com 1000 m2. pergunto? será viavel? onde posso comprar soluções hidroponicas? onde poderei ter alguma formação, se me pode-sem ajudar ficava muito agradecido! obrigado
Imagem de perfil

De Agricultando a 29.10.2010 às 21:37

Caro Jorge Veloso,

Agradeço a sua visita a este blogue. Respondendo à sua questão, na barra lateral, nos links, clique em "Hidroponia urbana". Este blogue pertence a um portuense. Pode ser que o possa ajudar. Aqui na Madeira, conheço agricultores que produzem no modo de produção hidropónico e estão muito satisfeitos. É uma questão de se informar. Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De José Manuel JESUS Ascensão a 21.12.2010 às 17:51

Sou da ponta do sol e gostava de cultivar alface mas não sei como começar. 966564854
Sem imagem de perfil

De Filipe a 22.01.2011 às 19:58

Boa noite a todos, antes de mais muitos parabens pelo blog.
Gostaria de saber se me podem ajudar estou a montar uma estufa com hidroponia, mas ainda tenho muitas duvidas em relação as solução para alface.
obrigado
Sem imagem de perfil

De pires a 26.01.2011 às 16:50

gostaria de saber onde tirar um curso de hidroponia em portugal, ou alguem com prática que me pode-se ensinar.
Obrigado.
Sem imagem de perfil

De Humberto Freire a 01.03.2011 às 17:55

Caro Joaquim Leça e interessados na hidroponia,
Ultimamente tenho lido muito sobre hidroponia e cada vez sinto-me mais atraído por este sistema. Gostaria de saber onde posso ter formação teórica e pratica e aconselhamento sobre investimento?.
Cumprimentos
Humberto Freire
Sem imagem de perfil

De Francisco Sousa a 02.04.2011 às 18:30

Caro Joaquim Leça ,é bom que divulgue o que de bom se faz nesta terra , mas a Nutricultura Técnicas Agrícolas Lda. é a responsável ,por mais de 90% das instalações na Madeira incluindo a do Sr .Carlos pois fomos nós que lhe ensinamos os primeiros passos e de todos aqueles que de algum modo fazem Hidroponia nas, suas variantes formas
Sem imagem de perfil

De HONORIO FRAGATA a 05.04.2011 às 22:41

Sr Joaquim,boa noite, agradecido pelo seu blog e informações preciosas que nos da para Cabo Verde-Ilha de Santiago-Pedra Badejo.Somos um casa de recuperação de toxicodependentes e estamos a montar um estufa de 50 cxs de madeira, estamos a utilizar telhas de lusalite,plastico preto , cascalho de britadeira, e uma areia de ribeira misturado com turfa,tenho um tanque para usar agua com solução e outro sem, cada tanque plastico e de 1000 lts.Qual o nutriente que poderemos usar?quais os aparelhos a adquirir para volorizar a solução e o tempo,onde comprar??quais os concelhos que nos da.??
Sem imagem de perfil

De Francisco Sousa a 07.04.2011 às 12:17

Caro Honorio se é N.F.T o que pretendes desenvolver
faz o seguinte. arranjas dois recepientes de 50/l para solução concentrada oA e B - no A vamos disolver 154g de Ca(NO3)2- 45g KNO3-6 g nitratio amoni -3g de quelato ferro-16% B- 33gK2SO4 - 45gKNO3-75g MgSO4 -4g micro nutrientes ,veifica se o PH se 5,5 se for superior corrige com acido sulfurico depois agarras 5cc/litro de cada concentração e deitas nos 1000/l já tens a solução nutritiva ,podes verificar periodicamente o PH e EC com um combo da hanna instrumentos. podes contantar -919910727 nutricultura@netmadeira.com
Sem imagem de perfil

De HONORIO FRAGATA a 07.04.2011 às 23:41

AGRADECIDO
Sem imagem de perfil

De HONORIO FRAGATA a 09.04.2011 às 23:09

sR JOAQUIM, agradecido pela informação me tire mais uma duvida.
os tanque de solução e de agua normal devem ser enterrados ou podem ficar suspenso em suporte de ferro??? me fale um pouco sobre hidroponia em caixa de madeira????Qual o metodo mais facil para fazer mudas, e se há semente proprias para hidrop,e avenda em Portugal???? esperamos sua resposta
Sem imagem de perfil

De francisco sousa a 10.04.2011 às 22:15

Caro Honorio , os Tanques de solução concentrada deve guarda-los em locais escuros utilizando cada vez que vai fazer uma solução nutritiva . O deposito da solução nutritiva pode enterra-lo ,mas atenção não deve cobri-lo para que o calor a gerado ao longo do dia ao retornar ao tanque possa libertar-se caso contrario as temperaturas altas vão desenvolver fungos , um tanque de 1000/l é para uma pequena unidade ,se pretender fazer 200 a 300 m 2 então terá que usar tanques superiores ,qual é o seu e-mail para que possa ver umas imagens . as plantas terá que as fazer .
Sem imagem de perfil

De Pedro Ramos a 07.03.2012 às 09:46

Olá.

Estou a fazer uma experiencia hidroponica para plantar alfaces.
A minha dificuldade neste momento, é que não consigo saber onde adquirir a solução de nutrientes.
Em que tipo de establecimento comercial posso comprar estes nutrientes?
Será que dá para explicar a "receita" com o nome dos nutrientes em vez da composição quimica?
Obrgado
Sem imagem de perfil

De Francisco a 07.03.2012 às 11:28

não sei de que parte do globo esta a pedir esta informação, mas desde já digo-lhe que é difícil encontrar uma solução já feita especifica para cada cultura ,o melhor é comprar os fertilizantes e fazer você próprio a solução ,elas variam de climas par climas ,se são zonas tropicais ,amenas ,comece por uma solução base e depois vai corrigindo conforme as culturas.
www.nutricultura.com
N.T.A
Francisco Sousa
Sem imagem de perfil

De Pedro Ramos a 07.03.2012 às 13:03

Olá mais uma vez:

Sou de Aveiro (Zona centro-litoral), onde a temperatura média anual ronda os 16ºC (minimas-2ºC; maximas 30ºC).
Como poderei saber formula ideal para esta zona e para cada época do ano, para cultivo de alfaces? A empresa que me indicou (www.nutricultura.com) sabe-me dar essa informação?
Grato pela atenção,

Pedro Ramos
Sem imagem de perfil

De francisco a 07.03.2012 às 14:33

A empresa em questão é minha Nós estamos na Madeira , mas consegue encontrar em qualquer empresa que comercialize fertilizantes os necessários a execução da solução nutritiva entre tanto se quiser mais alguma informação como preparar as soluções pode ligar ao 919910727

Comentar post


Pág. 1/3



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Calendário

Março 2009

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2011
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2010
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2009
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2008
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2007
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D